Instituto Afrossenso | Primeiro ano de Fundação em Lorena-SP
O Instituto Afrossenso celebrou, em 29 de novembro de 2024, seu primeiro ano de fundação em evento na Casa da Cultura de Lorena.
O Instituto tem como objetivo a formação sociotécnica profissional da população afro carente, por meio do ensino-aprendizagem, com o intuito de proporcionar condições adequadas para a conquista do primeiro emprego, reinserção no mercado de trabalho, recolocação profissional e/ou crescimento na carreira.
Durante o evento, foi apresentada a dramatização do livro “O Caipora de Guapimirim”, de autoria de Dalã Calon, obra que remete à colonização, cultura afrobrasileira e suas nuances.
O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Lorena, que esteve representada pela Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elaine Lopes; além de colaboradores das Secretarias Municipais de Cultura, de Políticas para a Mulher, de Comunicação Social e de Saúde.
Representando o Instituto Afrossenso, estiveram presentes o Presidente Joaquim Souza de Oliveira; a Vice-Presidente, Francine Silva Pereira; além de conselheiros e outros membros.
Também marcaram presença instituições como a OAB/SP Lorena, representada pelo Presidente Dr. Márcio Roberto Guimarães; o Centro Justiça e Cidadania – CEJUSC; o 1º. Cartório de Notas de Lorena; o Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV); o Lions Club de Lorena; o Rotary Club; as Lojas Maçônicas “Irmão Firmino Escada” e “Caridade e Justiça”; a Montemor Treinamentos; o Conselho Regional de Contabilidade de Lorena; familiares da Vereadora Odila da Conceição Silva, que nomeia a Casa SP Afro Brasil de Lorena; entre outros.